Coronavírus x lixo doméstico: saiba quais são os cuidados em moradias com pessoas infectadas ou suspeitas

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretariaDeSaúde #LixoSuspeitoSeparado
28/02/2021 às 13h24

Pessoas que estão em isolamento domiciliar ou quarentena por suspeita ou infecção pelo novo coronavírus precisam tomar alguns cuidados com o lixo produzido em casa. Alguns deles são:

1 - Separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita no cômodo reservado para ela;

2 - Usar, preferencialmente, sacos hermeticamente fechados;

3 - Higienizar pontos de contatos, como alças e tampas de lixeiras.

Todo o resíduo tem que ser individualizado. Se a pessoa não tiver um saco hermeticamente fechado, ela precisa amarrar muito bem o saco de lixo e só depois disso descartá-lo em uma lixeira comum.

Os trabalhadores da coleta de lixo que prestam serviços a secretaria de Limpeza Pública solicitam que o saco de lixo seja amarrado com uma fita vermelha para identificação e se possível pulverizar com desinfetante.

Quem estiver infectado não pode ter contato com o exterior do saco, apenas descartar seus resíduos dentro dele. "A pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze ar nem líquidos, para que o vírus fique dentro do saco de lixo", explica Luciano, coordenador Epidemiológico.

Com esses cuidados, o lixo poderá ser manipulado por qualquer pessoa, como outros moradores da casa ou as pessoas responsáveis pelo recolhimento do lixo.

*Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Neilton Brito