Agentes de Endemias intensificam ações de combate à dengue em Jitaúna

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretariaDeSaúde #AgentesDeEndemiasJitaúna
27/06/2020 às 22h14

Os agentes de endemias do município de Jitaúna, saem todos os dias para trabalhar no combate à dengue. Os agentes fazem orientações de porta em porta, informando os cidadãos sobre aos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue e de outras doenças como Zika e Chikungunya. Um trabalho fundamental, e porque não dizer heroico, no combate ao avanço desta doença, que tem se alastrado por todo o Brasil e que, muitas vezes, é fatal.

Os agentes de endemias, servidores do Município, se dedicam ao ofício todos os dias. O trabalho, por ser essencial, não parou em Jitaúna, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Contudo, houve algumas mudanças na rotina, para manter a integridade física tanto dos profissionais, quanto dos cidadãos visitados pelos agentes.

Os agentes ainda dão algumas dicas como separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na rua somente no horário de coleta, e evitar o acúmulo de resíduos em locais públicos como calçadas e praças, são alguns dos principais cuidados que garantem a saúde individual e coletiva.

“Até mesmo uma tampinha de refrigerante, um simples copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito”, completou Valter Nascimento.

Vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado ou qualquer outro recipiente que possa acumular água, são suficientes para se tornarem criadouros do mosquito. Manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados também é importante.

“Não deixar o mosquito nascer é responsabilidade de todos nós”, concluiu Valter.

*Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito