Novembro Azul: Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata!

Fonte: #PrefeituradeJitauna #SecretariadeSecretariadeSaúde
25/11/2022 às 14h55

A campanha do Novembro Azul foi criada para conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. O objetivo é que os homens possam ficar atentos à prevenção de doenças e aos cuidados com a saúde. No Brasil, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jitaúna, através das Unidades de Saúde, tem intensificado os trabalhos de prevenção de doenças e a continuidade de serviços de atenção básica com consultas e exames que podem ser agendadas com os Agentes Comunitários ou na própria USF.

Nas imagens acima, "Unidades de Saúde" lotada de pessoas em busca de informações e atendimento na USF - Antônia Dias, do distrito de Santa Terezinha; USF - Sinara Gomes, no Bairro Adelino e USF - Valtenor Lopes, no Centro que dedicaram um café da manhã aos seus pacientes, abordando pautas direcionadas, sob comando da enfermeira Manuella Nonato e a presença da secretaria de saúde, Patrícia Lopes.  Mais de 100 exames de PSA já foram realizados pela pasta.

Fique Bem Informado!

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontaram 65.840 novos casos de câncer de próstata para cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, o que torna a prevenção muito importante.

Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, podem ser semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como: dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Na presença de qualquer um desses sintomas, procure o urologista o quanto antes!

Cuide da sua saúde e se previna! Procure um urologista e deixe seus exames em dia.