Jitaúna está em fase de implantação do sistema de TV digital; torre já está erguida.

Fonte: #PrefeituradeJitauna #SecretariadeAdministração
24/01/2023 às 02h02

Foi dado o início da primeira etapa de implantação do sistema da TV digital em Jitaúna. A conclusão não deve demorar é o que prevê o calendário. Inicialmente o prazo para implantação do projeto seria em agosto de 2022, mas o calendário sofreu alguns ajustes em razão de alguns municípios não terem atendido ao critério de, no mínimo, 90% dos domicílios aptos para receber o sinal.

O sistema de TV Digital para Jitaúna e bastante aguardado pela população. O local que foi designado pela Prefeitura fica ao lado da quadra Poliesportiva no Bairro Adelino Henrique de Santana. A Empresa Convergint, deu início a instalação da Torre que ficou pronta no fim da tarde de sábado (21/jan/2023). Com Estação de n° 2918308 - Jitaúna -BA OS-TK-0005, em breve o sinal será disponibilizado a população jitaunense.

Fim da TV analógica

No último dia 28 de dezembro, o sinal de TV analógico começou a ser desligado em cidades como Ubatã, Ipiaú entre outras cidades da região. Durante o período de desligamento, as emissoras de TV vão exibir uma cartela informando os telespectadores sobre o fim das transmissões analógicas, a implantação do sistema digital e contatos de telefone e e-mail para informações e dúvidas.

Os beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor) que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.

A previsão é que o processo de desligamento do sinal analógico termine em 2023, mas sem a ajuda de políticas públicas específicas definidas ainda.

Edição: Neilton Brito