Vacinação Contra Raiva Animal em Cães e Gatos teve prosseguimento nesta terça em Jitaúna

Fonte: #SecretariadeSaúde #PrefeituradeJitaúna #VacianaçãoContraRaivaAnimal
22/10/2019 às 10h50

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

O município de Jitaúna oferece nesta terça-feira (22), a vacinação contra raiva para cães e gatos em pontos que estão localizados na Praça Roberto Santos no Bairro Novo e Rua das Escadas.

O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal - RGA caso haja. Este comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA. A secretaria de Saúde através dos agentes de Endemias realizam a vacinação nos animais durante toda a campanha.

Informações úteis:

*A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;

*A vacinação é anual;

*Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;

*Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;

*Banho deve ser normal.

Outras informações:

*Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;

*Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;

*Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.