Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jitaúna reforça necessidade da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretariadeAgriculturaeMeioAmbiente
12/11/2021 às 15h44

A Prefeitura de Jitaúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, deu início a segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa, como parte da campanha nacional. Somente animais de até dois anos de idade serão vacinados nesta etapa, que se estenderá até 30 de novembro.

O rebanho baiano é livre da Febre Aftosa há 24 anos e já possui o status de Livre da Aftosa Febre Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), há 20 anos. A meta é ultrapassar essa classificação, suspendendo a obrigatoriedade da vacina, mas, para isso, ainda é necessário imunizar os animais. Na primeira etapa, 93,36% dos mais de 11 milhões de animais foram vacinados em todo o território baiano, mesmo diante de fatores adversos como o agravamento da pandemia e a falta de vacinas contra a Febre Aftosa em 14 estados do país, incluindo a Bahia.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas ou aftas, principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e também pode se espalhar por consideráveis distâncias.

A Diretoria de Defesa Sanitária Animal (DDSA), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) indica a seguinte operacionalização para a vacinação. Confira:

– O produtor deverá adquirir o quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado;

– Adquirir vacinas em casas revendedoras cadastradas na ADAB;

– Vacinar os animais conforme indicação técnica (dose, agulha, local de aplicação, sem estresse, etc.);

– Após a vacinação e de posse do Cupom Fiscal e listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária fazer a Declaração obrigatória, em um dos escritórios da ADAB;

– Lembrar que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação. É necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para movimentação de animais e emissão de Documentos Sanitários;

– O procedimento é o mesmo para a vacinação dos animais com idade até 24 meses;

– Declarar a vacinação no escritório da ADAB mais próximo, lembrando que aquele criador que não possuir animais abaixo de 24 meses, devem declarar todos os animais existentes.