Secretaria de Saúde do Estado Secretaria de Saúde de Jitaúna realizaram o "Partiu! Testagem nas Escolas" na rede educacional

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretariadeSaúde
11/11/2021 às 01h54

A Secretaria de Saúde de Jitaúna aderiu ao projeto da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Partiu! #Testagem nas Escolas, com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

O Colégio Municipal Maria Eleonora Cajahyba e o Colégio Estadual Gilda Ramos dos Santos, foram os primeiros a receberem a equipe de Vigilância Epidemiológica, onde foram testados funcionários e estudantes (acima de 12 anos), assintomáticos e que estão participando das atividades presenciais.

O projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem a duração de três meses e será feito quinzenalmente. As amostras coletadas nas escolas serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) com resultado em 3 dias. Na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários serão implementados de forma integrada entre as secretarias de saúde e educação, com medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contatos diretos.

A estratégia de monitoramento quer  assegurar que as escolas possam reabrir e permanecer abertas com segurança para toda a comunidade escolar do estado da Bahia. Nesta quarta-feira (10), foi a vez da Escola Rômulo Galvão de Carvalho receber a equipe Epidemiológica.