Prefeitura de Jitaúna faz alerta para os riscos contra a Hanseníase

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretariadeSaúde #HanseniasePrevenção
11/01/2021 às 23h37

O mês de janeiro é dedicado a luta mundial contra a Hanseníase. Em Jitaúna, a prefeitura municipal promove campanha informativa e de engajamento para que a população em geral esteja atenta e não deixar que uma mancha venha apagar a sua história, conforme enfatiza. Isto porque manchas na pele com perda de sensibilidade pode ser hanseníase. O Janeiro Roxo é para informar que a doença tem tratamento e cura e o mais importante prevenção.

Veja com se Prevenir

Ter hábitos saudáveis, alimentação adequada, evitar o álcool e praticar atividade física associada a condições de higiene, contribuem para dificultar o adoecimento pela Hanseníase. A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, assim como o exame clínico e a indicação de vacina BCG para melhorar a resposta imunológica dos contatos do paciente. Desta forma, a cadeia de transmissão da doença pode ser interrompida. O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas.

*Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Neilton Brito