1740

Jitaúna

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Jitaúna

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jitaúna participa de curso de Agente Multiplicador realizado pela ADAB

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretáriadeAgriculturaeMeioAmbiente
10/04/2022 às 12h21

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jitaúna, Edvaldo Peixoto "Badokinha" participou de um curso de Agente Multiplicador no controle da Monilíase do Cacaueiro. O evento ocorreu nos dias 06 e 07 de Abril na sede do Sindicato Rural na cidade de Ipiaú e foi ministrado pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia),  o curso orienta profissionais da área de Ciências Agrárias lotados nas Secretarias de Agricultura do TMRC (Territórios) a capacitação para prevenção da MONILÍASE do Cacaueiro doença que causa sérios problemas com a cultura do Cacaueiro e do Cupuaçu. 

A monilíase já é uma doença comum em países produtores de cacau e ano de 2021 foi dectada no estado do Acre onde a praticamente não existe roças de cacau, fora detectada em plantas em fundos de quintais. 

Na Bahia ainda não existe nenhum caso da doença. A finalidade do evento é prevenir aos moradores, caminhoneiros, visitantes e pessoas que façam visitas ao estado ou mesmo países que a doença existe para que não traga nem fruto nem sementes, tais como caqueiros, mudas de cacau, cupuaçu e outros vegetais para que não traga o fungo nós materiais vegetativos.

O evento, além de levar informações aos Agricultores Produtores de Cacau capacita para em caso de suspeita da doença não renove o fruto (Única parte da planta afetada), comunicar de imediato a Secretaria de Agricultura do município. 

Para o Secretário de Agricultura, Edvaldo Peixoto "Badokinha" a prevenção das enfermidades que causam prejuízos é de grande importância para que uma lavoura, pois terá redução de custos na manutenção das mesmas.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna