1740

Jitaúna

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Jitaúna

Secretaria de Educação realizou simulado unificado da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretariadeEducação
06/11/2021 às 00h13

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 03 e 04, um simulado unificado da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em todas as Escolas Municipais da cidade. Alunos do 5° ao 9° ano foram às escolas para resolverem questões de português e matemática. Essa é a terceira vez que o questionário foi feito seguindo o mesmo padrão da prova nacional, que foi aplicado na rede municipal de ensino de forma simultânea e coordenada.

A iniciativa é uma forma de realizar o mapeamento do nível de aprendizagem de cada estudante e traçar estratégias eficazes de ensino para que os alunos adquiram conhecimento e consigam ter um bom desempenho durante a prova oficial da Saeb, que será realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no próximo dia 11. Com os resultados dessas provas, nos próximos dias teremos um termômetro para verificar o nível de aprendizagem dos estudantes e a partir daí cada professor saberá o que reforçar dentro da sala de aula.

Os testes e questionários da Saeb são aplicados a cada ano ímpar para alunos da rede pública refletindo os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, levando em consideração o contexto no qual eles estão inseridos, como as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar. A média obtida pelos estudantes compõe o Ideb.

O resultado da avaliação serve como subsídio para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. 

Sabemos que a pandemia trouxe ainda mais desafios, porém, o trabalho para melhorar o desempenho escolar dos nossos estudantes acontece de forma incansável por todos os envolvidos no processo de ensino. Todo trâmite foi feito seguindo as normas da vigilância epidemiológica.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna