Secretaria Municipal da Saúde de Jitaúna se engaja no Outubro Rosa

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretarideSaúde
03/10/2021 às 19h52

Engajada na Campanha Nacional “Outubro Rosa”, a Prefeitura Municipal de Jitaúna, através da Secretaria da Saúde realiza até o dia 31 deste mês a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com o tema “Um toque para mudar a vida", para sua saúde não passar em branco procure a Unidade de Saúde e faça um diagnóstico preventivo”,.

É fundamental o engajamento dos órgãos do serviço público e demais instituições da sociedade civil em apoio à campanha do Outubro Rosa, que vem cada vez mais dando resultados no sentido de prevenir de maneira precoce o câncer de mama, possibilitando a cura em muitos casos.

No Mundo

Uma doença que atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado, com o maior índice de mortes, mas com alta chance de cura quando descoberto precocemente. A partir deste 1º de outubro, o Ministério da Saúde reforça o alerta para prevenção ao câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa, tradicional mês de conscientização sobre a doença, começou nesta sexta-feira (1º) com um webnário do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do INCA.

Em outro recorte, relativo a 2018, o estudo retrata que o gasto para tratamento da doença no SUS passou dos R$ 813 milhões. Os quatro principais fatores de risco representaram 12,6% de todo o custo, ou seja R$ 102,5 milhões. A inatividade física correspondeu à maior fração do valor total (4,6%), seguida pelo não aleitamento materno (4,4%), excesso de peso (2,5%) e consumo de bebida alcoólica (1,8%).

“Fica evidente que ações de prevenção do câncer, em especial, promoção da atividade física podem ser também extremamente eficazes não somente para diminuir os gastos do SUS em oncologia, como também para tornar a vida das pessoas mais saudável", disse a responsável pela pesquisa, Maria Eduarda Melo.

Mortalidade

Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer. A Organização das Nações Unidades (ONU) estabelece uma meta de redução de 30% desse tipo de câncer em todo mundo. (Fonte Ministério da Saúde)