Prefeitura de Jitaúna incentiva campanha "Agosto Dourado" que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

Fonte: #PrefeituradeJitaúna #SecretariadeSaúde
03/08/2021 às 11h10

O mês de agosto é conhecido como "Agosto Dourado", e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada tem relação com o padrão ouro de qualidade do leite materno.

Consiste na alimentação da criança baseada apenas com o leite da mãe. Essa forma de alimentação é recomendada por, no mínimo, seis meses, garantindo então, mais saúde para o bebê e também para a mãe.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para todas as crianças e pode garantir o desenvolvimento saudável do bebê até os dois anos de vida. É rico em proteínas, possui coloração amarelada e é o responsável pela primeira imunização do bebê.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal (que acontece até o 28º dia de vida).

Na primeira hora de vida, o aleitamento materno é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.